Abstract:
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Este estudo tem por objetivo verificar quais processos envolvidos na memória de curto prazo estão ligados à escolarização e/ou letramento e quais se relacionam à idade. Para atingir esse objetivo, realizamos dois experimentos com grupos de adultos em classe de alfabetização, pré-escola e 4ª série. Participaram do Experimento 1 37 sujeitos: 13 adultos, 12 de pré-escola e número igual de 4ª série. Aplicamos uma bateria de sete testes, com os quais avaliamos as performances dos grupos e os diversos efeitos envolvidos. Realizamos o Experimento 2 visando complementar as questões pendentes depois da realização do Experimento 1, com uma bateria de três testes. Neste também estavam envolvidos 37 sujeitos, a saber: 12 adultos, 13 crianças de pré-escola e 12 de 4ª série. Analisamos os resultados encontrados com procedimentos estatísticos adequados, o que possibilitou inferir a respeito da possibilidade de a escolarização causar interferência no desenvolvimento dos processos cognitivos envolvidos na memória de curto prazo. Assim, concluímos que a escolarização pode ser um fator fundamental para o desenvolvimento dos processos cognitivos em termos quantitativos |