Abstract:
|
O objetivo deste trabalho constitui na análise dos fatores determinantes da Qualidade de Vida no Trabalho docente de UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense, segundo a percepção de seus professores. O modelo adotado no trabalho baseou-se em Walton (1973), cujos fatores definem o grau de satisfação dos professores. O trabalho se configurou como um estudo de caso, tipo descritivo-analítico. Foram pesquisados cento e dois professores e obteve-se um retorno de cinqüenta e três questionários respondidos. Os dados primários foram coletados através de questionário específico para o atendimento dos objetivos. Utilizou-se a escala de coerência interna do tipo Likert, composta de cinco valores. As conclusões apontaram que, dos oito fatores pesquisados, quatro (condições de trabalho, uso e desenvolvimento das capacidades, trabalho e espaço total pela vida, e a relevância social da vida no trabalho) são considerados razoáveis e restantes (compensação justa e adequada, oportunidade de crescimento e segurança, integração social e o constitucionalismo) apontaram como resultado a pouca satisfação ou pouca concordânciados professores com o tratamento dispensado a estes fatores por parte da UNIPLAC. Diante deste quadro e apesar da nítida estratificação de vida no trabalho dos docentes da UNIPLAC, de um modo geral, é regular e suas melhorias poderão ser conquistadas através do investimento e implantação de programas de desenvolvimento gerencial, com a finalidade de qualificar e preparar novas lideranças e na reavaliação da política de recursos humanos, centrando-a essencialmente na valorização da competência profissional |