Abstract:
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A presente pesquisa analisa o desenvolvimento de atitudes de escrita em uma Quinta série do ensino fundamental, da rede pública de ensino. Este estudo verifica, primeiramente, a presença de gêneros textuais em sala de aula e na vida dos alunos, bem como os valores que eles atribuem ao ato de escrever. Em um segundo momento, a pesquisa assume as características de uma pesquisa-ação e propõe um trabalho cooperativo, conjunto, envolvendo a pesquisadora e a professora. Nesse segundo momento, o objetivo é inserir a produção de textos em sala de aula a fim de promover o desenvolvimento da habilidade de escrita dos alunos em um movimento de escrita e reescrita. O estudo visa também a enfocar o contexto de produção e a partir dos textos produzidos, analisar as suas características discursivas. O referencial teórico que fundamenta a análise é o interacionismo sócio-discursivo postulado pela equipe de Genebra: Bronckart (1999); Bronckart (2000); Bronckart & Stroumza (2000); Schneuwly (1994); Dolz & Schneuwly (1996); Dolz & Schneuwly (1997). Este estudo, ao assumir uma concepção (sócio) interacionista de linguagem e de desenvolvimento, dialoga com os postulados de Vygotsky (1996) e de Bakhtin (1995;1997). O trabalho desenvolvido, em sala de aula, em uma quinta série leva a escola a refletir sobre a importância de um trabalho de mediaçào doprofessor em classe e da intervenção nos processos de desenvolvimento dos alunos |