Abstract:
|
O presente trabalho envolve a tecnologia computacional na área educacional, cuja finalidade é auxiliar no ensino da língua estrangeira, especificamente a língua inglesa. Nesta dissertação é apresentado um protótipo de ferramenta de autoria que pode ser utilizado no aprendizado extraclasse de língua estrangeira baseado em métodos já consagrados e utilizados em sala de aula, fazendo uma experimentação de algoritmos para identificação de similaridade entre textos escritos e sua categorização de acordo com as expectativas de aprendizagem. A FAMALE - Ferramenta de Autoria Multimídia para Aprendizado de Língua Estrangeira tem o seu modelo dividido em módulos: Autor, Aprendiz, Administrador e Ajuda. No protótipo da ferramenta de autoria, foram especificados e implementados os módulos "autor" e "aprendiz". A implementação dos demais módulos (administração e ajuda) e aplicação desta ferramenta para demonstração de suas potencialidades, ficará para uma fase posterior do projeto. Este ambiente relaciona conceitos relativos à aprendizagem de língua estrangeira. Os módulos implementados foram avaliados por profissionais da área e os resultados foram classificados como sendo um instrumental adequado para o ensino da língua estrangeira, não havendo prejuízo algum e sim uma melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem em língua estrangeira. |