Abstract:
|
Esta pesquisa apresenta a aplicação de uma metodologia utilizada para a construção de um curso a distância para professores de educação especial, via internet. O curso tem como objetivo qualificar um grupo de profissionais que atuam direta e/ou indiretamente com alunos com necessidades educacionais especiais. Foi considerado para isso a política nacional de educação especial, cujo princípio é a inclusão de todos no ensino regular, inclusive o alunado que apresenta superdotação/altas habilidades; condutas típicas de síndromes e quadros psicológicos ou psiquiátricos, ou então aqueles que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente. Portanto, esta proposta oportunizou a estes profissionais, informações e conhecimento acerca da temática educação especial bem como condições de atender com qualidade esse alunado. Este trabalho é fundamentado na abordagem interacionista que deu o embasamento para o planejamento, aplicação e resultado do curso. O caso apresentado relata a experiência vivenciada com o curso on-line em educação especial, resultado de uma parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional do município de Campo Grande/MS e com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. De acordo com a análise dos questionários de avaliação respondidos por todos os alunos-cursistas, foram atingidos os objetivos propostos de qualificar profissionais para atender alunos com necessidades educacionais especiais através da educação a distância via internet. |