Abstract:
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A participação da universidade no desenvolvimento nacional constitui-se em um tema central, da teoria e da prática, na proposta de planejamento da política educacional brasileira. Essa perspectiva recebeu ênfase especial no período pós-64 e, principalmente, na década de 70, quando se desenvolveram planos globais e setoriais, onde o ensino superior foi destacado como fator estratégico do desenvolvimento nacional. Com base nesse contexto, este trabalho se propõe a analisar a trajetória e a participação da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no processo de desenvolvimento local. Apresenta-se no primeiro capítulo uma visão geral sobre o conteúdo do trabalho, sua origem e seus objetivos. O segundo capítulo contempla considerações sobre a metodologia adotada neste estudo. O terceiro apresenta considerações sobre a Universidade como organização social e fornece uma panorâmica sobre a universidade brasileira nos seus mais variados períodos, abrangendo desde o período colonial, enquanto que no quarto capítulo procurou-se evidenciar aspectos da autonomia universitária e, suas dimensões, por considerá-la interface deste tema, estando sempre presente na grande maioria das discussões sobre a universidade como organização social. No quinto capítulo apresenta-se uma breve retrospectiva sobre a realidade maranhense, enfocando o ensino superior no Estado e a presença da UEMA na comunidade estadual. No capítulo seguinte procurou-se realizar uma análise sobre as falas dos entrevistados. E, para melhor compreender a participação da instituição, este trabalho evidencia as Inter-relações dos momentos da UEMA com suas próprias perspectivas. Finalmente, são apresentadas as conclusões que procuram evidenciar o papel atribuído à instituição no processo de desenvolvimento do Estado e os fatores que condicionaram essa participação |