Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem
Mostrar registro completo
Título:
|
Estilos individuais de escolha no processo de aprendizagem |
Autor:
|
Pacheco, Gilson de Paula
|
Resumo:
|
Na evolução tecnológica da educação, paralelamente ao desenvolvimento de técnicas e métodos voltados para como ensinar, corre-se o risco de relevar a questão que, acreditamos, deva ser considerada prioritariamente: se existem padrões de como ensinar, devem existir padrões de como aprender. Este trabalho busca identificar, dentre as características pessoais de estudantes, aquelas que moldam seu estilo de organizar estratégias mentais de aprendizado. Emprestando da Programação Neurolingüística o conceito de metaprograma para definir estilos individuais de comportamento, procura-se classificar pessoas segundo seu modelo particular de aprendizagem. Metaprogramas descrevem a estrutura subjacente a processos comportamentais que revelam como as pessoas ordenam e processam informações, tomam decisões, relacionam-se com os outros e com o mundo que os cerca. Este trabalho propõe critérios que nos permitam conhecer um pouco sobre como as pessoas funcionam em determinados contextos. Os estilos obtidos revelam o modelo de mundo a partir do qual o estudante cria sua realidade interna. Este modelo cognitivo de administração da consciência nos proporciona não só uma explicação de por que tão freqüentemente parecemos morar em mundos diferentes, mas também nos fornece meios de preparar planos e condições de ambientes de aprendizagem mais adequados à eficácia que esperamos do processo |
Descrição:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82024
|
Data:
|
2001 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo