Marketing de varejo: as estratégias adotadas pelos supermercados de vizinhança para conquistar e fidelizar clientes

DSpace Repository

A- A A+

Marketing de varejo: as estratégias adotadas pelos supermercados de vizinhança para conquistar e fidelizar clientes

Show full item record

Title: Marketing de varejo: as estratégias adotadas pelos supermercados de vizinhança para conquistar e fidelizar clientes
Author: Borges, Admir Roberto
Abstract: Este estudo se propõe a identificar o efeito das estratégias de marketing utilizadas pelos supermercados compactos, ou de vizinhança como estão sendo chamados, no processo de conquista e fidelização de clientes. A metodologia utilizada se compõe de pesquisa exploratória, através de um variado referencial bibliográfico, e pesquisa de campo, com a aplicação de questionários junto aos gerentes supermercadistas e consumidores. Trabalhou-se o referencial teórico a partir de uma bibliografia técnica, de autores clássicos do marketing e de periódicos específicos. O estudo percorreu as abordagens do marketing e as formulações estratégicas voltadas para o varejo em geral e o supermercado em particular, até aportar no fenômeno do supermercado de vizinhança. Os resultados do trabalho de campo serviram para o balizamento das conclusões, onde se identificou o composto estratégico utilizado pelos supermercadistas e seus efeitos percebidos pelos consumidores. As conclusões que se tirou deste estudo respondem, de modo satisfatório, aos objetivos do trabalho, pois foi possível conhecer as ferramentas de marketing apropriadas e o impacto das ações empregadas na conquista e manutenção de clientes nas lojas dos supermercados vizinhos. Observou-se que o consumidor está respondendo positivamente ao marketing desse formato de loja, principalmente pela conveniência de localização e preço. No entanto, ele se mostra completamente descompromissado com o supermercado que freqüenta. Isso evidencia que os supermercados vizinhos são capazes de conquistar o cliente, levando-o para dentro da loja, mas não conseguem fidelizá-lo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82021
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
187361.pdf 324.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar