Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática

Mostrar registro completo

Título: Uma proposta metodológica para a aprendizagem de estatística: contribuições da engenharia didática
Autor: Hey, Amaury Ubiratan Borges
Resumo: O trabalho apresenta uma metodologia de ensino para a disciplina de Gestão da Produção, ramo Estatística, do Curso Superior de Tecnologia em Mecânica do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e foi norteado por princípios epistemológicos, didáticos e tecnológicos necessários ao processo de condução da aprendizagem. Para testar o funcionamento da metodologia , escolheu-se a fórmula da Distribuição Binomial e a aplicação ocorreu numa turma da disciplina de Gestão da Produção do CEFET-PR. A pesquisa foi analisada pela metodologia da engenharia didática, em três sessões que compõem a metodologia e é caracterizada pelo registro dos estudos feito sobre o entendimento da fórmula da Distribuição Binomial e pela validação. Esta validação da pesquisa é feita sobretudo internamente, prescindindo assim de análises comparativas utilizadas em outras metodologias, pois se baseia numa confrontação entre uma análise a priori e a posteriori.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82004
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
187358.pdf 3.859Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar