Abstract:
|
Este trabalho apresenta uma pesquisa descritiva, realizada em 07 (sete) escolas da rede pública de ensino, em Dourados, Mato Grosso do Sul, com professores do Ensino Fundamental e Médio, que usaram o computador durante o processo de inserção dos modernos recursos tecnológicos de comunicação e informação, iniciado pelo Programa Nacional de Informática na Educação - PROINFO, nessas escolas. Norteado por princípios pedagógicos e tecnológicos, enfoca os conceitos e discute algumas teorias e diretrizes metodológicas que orientam a prática de utilização dos recursos da informática no processo ensino/aprendizagem, para as tecnologias mediadoras da educação. Trata-se também neste trabalho a importância da elaboração de projetos educativos, por professores, para nortearem sua prática e dos alunos durante a utilização de laboratórios de informática. A metodologia foi aplicada, verificando-se os resultados das capacitações desenvolvidas pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Dourados-MS e a prática de professores e alunos com o uso do computador nas escolas selecionadas. |