A prática pedagógica docente no ensino superior: desafios na formação do contador na contemporaneidade empresarial /

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A prática pedagógica docente no ensino superior: desafios na formação do contador na contemporaneidade empresarial /

Mostrar registro completo

Título: A prática pedagógica docente no ensino superior: desafios na formação do contador na contemporaneidade empresarial /
Autor: Paludo, Cleocimar Aigner
Resumo: Este estudo refere-se à prática docente no ensino superior. Foi desenvolvido com o corpo docente e egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC campus de Xanxerê, durante o 2º semestre de 2000. Objetivou-se caracterizar as práticas docentes, suas relações com o perfil profissional formado e com os objetivos do curso. Utilizou-se estudos de Lévy (1995), Doll (1997), Etges (1999), Prigogine (1996), Foerster (1996), entre outros teóricos para análise da prática docente. A informação empírica foi coletada através de questionários com os docentes, entrevistas com egressos e estudos documentais da grade curricular e histórico do curso. Os dados foram analisados mediante análise temática. No que concerne à prática docente constatou-se que: contribui mais para a formação de profissionais técnicos do que criativos; nem sempre incorpora mudanças vindas de uma interação com a realidade de seus educandos e o processo educativo é congruente com os objetivos da grade curricular. O perfil profissional em sua maioria foi atendido, exceto criatividade, habilidade interpessoal e a execução da contabilidade na prática pelos acadêmicos que não atuavam na área contábil durante o curso. Os rumos a serem tomados pelo curso dependem da construção diária da ação conjunta dos docentes e acadêmicos, no processo de ensino e aprendizagem, ao conjugar habilidades técnicas e integrais do pensar, construir e interpessoal para criar um novo agir nas organizações e gerenciar pessoas além de informações.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81912
Data: 2001


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
177621.pdf 5.442Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar