A contribuição da disciplina prática de ensino na formação do professor de educação física: a educação física escolar em questão /

DSpace Repository

A- A A+

A contribuição da disciplina prática de ensino na formação do professor de educação física: a educação física escolar em questão /

Show full item record

Title: A contribuição da disciplina prática de ensino na formação do professor de educação física: a educação física escolar em questão /
Author: Fernandes Júnior, Oliveira Machado
Abstract: A presente pesquisa trata sobre a importância da disciplina "Prática de Ensino" (estágio) na Formação do Professor de Educação Física, do Curso de Educação Física da Universidade do Planalto Catarinense, Lages/Santa Catarina. Teve como objetivo investigar e analisar em que medida a disciplina consegue instrumentalizar, teórico-metodologicamente seus alunos, para os diferentes campos de atuação profissional, privilegiando a educação física escolar; e em segunda instância, verificar o tipo de diálogo que se estabelece com o contexto/campo de estágio, em particular a escola. Para atingir esses objetivos, pesquisou-se inicialmente a literatura acerca da problemática da investigação, também da observação participante e a pesquisa de caráter empírico sobre o Estágio desenvolvido com os alunos do 5º semestre do curso e da análise crítica, a partir da interlocução destes dois eixos, teórico e empírico. As análises foram realizadas com base nas contribuições de autores como: KUNZ, GÓMEZ, DAÓLIO, entre outros. Os resultados apontam que está ocorrendo uma interlocução entre a disciplina prática de ensino (estágio) e a realidade vivida nas aulas de Educação Física nas escolas, porém revela também como uma prática incipiente, inicial, mas anunciadora de perspectivas e possibilidades de mudanças da Educação Física escolar.
Description: Dissertação(mestrdo) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós_Graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81859
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
181709.pdf 6.395Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar