Abstract:
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O presente trabalho busca encontrar uma nova proposta de ensino de Estatística para os cursos de Administração de Empresas. Fundamenta-se na necessidade de mudanças impostas pela globalização econômica e pela evolução tecnológica, onde a informação ganha "status" de diferencial de mercado. Diante desta realidade, o Marketing, enquanto área de atuação do administrador de empresas também assume posição de destaque, posto que a concorrência torna-se cada vez mais acirrada num mercado muito competitivo. Assim, a análise do trabalho recai, num primeiro momento, sobre a evolução, o conceito e os fundamentos básicos do Marketing e da Estatística, bem como suas relações e aplicações na Administração. Em seguida aborda a questão do uso das novas tecnologias, sobretudo do computador, no processo da construção do conhecimento e da necessidade de se quebrar velhos paradigmas ainda comuns na educação brasileira. Por fim, apresenta um estudo de caso sobre o ensino de Estatística no curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Divinópolis - FACED, objetivando identificar os motivos pelos quais muitos alunos têm dificuldades de aprendizagem em Estatística e propor possíveis soluções. |