Abstract:
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O estudo das mudanças estratégicas, nos últimos tempos, tem crescido de importância tanto na academia como no meio empresarial, possibilita explicar e compreender como os executivos formulam suas estratégias em um ambiente altamente dinâmico e com forte influência de fatores externos. Essa pesquisa teve como objetivo descrever, através de um estudo multi-caso, como dois grupos do setor do ecoturismo, situados na cidade de Manaus, estado do Amazonas, como reagiram frente a eventos críticos e como promoveram suas mudanças estratégicas. Para tanto, este estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa de caráter contextualista segundo Pettigrew (1987), Kinberly (1976), com a estratégia de estudo de caso Yin (1984).Agregou-se as abordagens direct research Mitzberg (1979), Mitzberg e Mchugh (1985). Após a definição dos períodos estratégicos, analisou-se os principais stakeholders do processo de mudanças estratégicas das empresas do setor do ecoturismo. O que constatou-se foi a influência dos stakeholders que altera-se de acordo com as condições do ambiente organizacional das empresas. Desta forma, pode-se concluir que as mudanças estratégicas são influenciadas fortemente pelo sócio majoritário, surgindo de uma forma emergente, ou seja, sem um planejamento formal e que os stakeholders têm forte influência nestes processos de tomada de decisão. Por fim, esta pesquisa contribui de forma significativa para os estudos que visem esclarecer como as empresas, do setor do ecoturismo, formulam suas estratégias |