Metodologia para otimizar o cálculo de planos para semáforos considerando o atraso e a poluição atmosférica

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Metodologia para otimizar o cálculo de planos para semáforos considerando o atraso e a poluição atmosférica

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Título: Metodologia para otimizar o cálculo de planos para semáforos considerando o atraso e a poluição atmosférica
Autor: Villalobos, Luz Delicia Castillo
Resumo: Este trabalho descreve uma metodologia que permite elaborar planos para semáforos operando a tempo fixo modo isolado. Visa-se a uma programação ótima, tendo como critério de otimização o atraso sofrido pelos veículos e a poluição que estes produzem ao passar pela interseção sinalizada. Tal metodologia utiliza uma integração de métodos da área de Engenharia de Tráfego, como o dimensionamento de semáforos, com os conceitos de poluição atmosférica. Esta integração é obtida através de uma relação entre o atraso veicular medido em segundos e o grau de poluição medido em concentração de CO, utilizando-se, para tanto, como ferramentas, conceitos de Otimização e Analise de Regressão. Os resultados obtidos a partir da metodologia proposta aqui permitem programar semáforos, de modo que a poluição produzida pelos veículos seja mínima em um determinado ponto de observação da interseção selecionada, possibilitando tomar decisões sobre seu funcionamento.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81798
Data: 2001


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