Abstract:
|
Este trabalho trata da questão ambiental, a qual vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para o conjunto da sociedade, pois o futuro da humanidade e do planeta Terra depende da relação estabelecida entre a natureza e o homem. Apresenta como problema "Meio Ambiente na Educação: Uma Temática em Transversalidade no Ensino Fundamental". Por intermédio da Metodologia Qualitativa Básica ou Genérica e com a participação de professores e alunos das escolas públicas do município de Joaçaba, procurou-se responder as questões da pesquisa com o auxílio da revisão bibliográfica. Iniciou-se com o Meio Ambiente, seguido da Educação Ambiental, culminando com o Tema Transversal - Meio Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O efeito das atividades sobre o Meio Ambiente desenvolvidas na escola proporciona ao aluno perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para sua melhora, por meio de ações que favorecem a formação da consciência ecológica e que podem ser desenvolvidas na escola e na comunidade, das quais ele participa. |