Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina

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Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina

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Título: Casa Familiar Rural: a formação com base na pedagogia da alternância em Santa Catarina
Autor: Estevam, Dimas de Oliveira
Resumo: O objetivo do presente estudo consiste em analisar a proposta de formação das Casas Familiares Rurais e a sua prática a partir de um estudo de caso, na qual tem sua origem no modelo das Maisons Familiales Rurales francesas. Utilizam como método de ensino a Pedagogia da Alternância onde o jovem passa uma semana na Casa Familiar e duas semanas na propriedade aplicando na prática o aprendizado adquirido na instituição, na semana anterior. É desta forma que acontece na França, no Brasil e em outros países. A proposta é considerada uma alternativa de formação para jovens filhos de agricultores. Em Santa Catarina este modelo de ensino tem se expandido através de parcerias envolvendo organizações governamentais e não-governamentais, principalmente as vinculadas à agricultura e à educação. O estudo procurou resgatar as origens do projeto, com ênfase nas experiências Catarinense, no intuito de compreender a realidade da experiência no Estado
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81745
Data: 2001


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