Abstract:
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O "olhar" das crianças pequenas (5 a 6 anos de idade), freqüentadoras de uma Creche pública do município de Florianópolis, a respeito da situação e condição de suas infâncias no interior desta instituição de Educação Infantil, é a busca desta dissertação, que, trabalhando com diferentes linguagens (fotografias, filmagens, falas e desenhos de crianças), acaba por revelar as representações das crianças sobre seu viver no interior da instituição. Para chegar a tal objetivo, ao longo da investigação levou-se em conta as recentes discussões no que tange às possibilidades de pesquisa com crianças pequenas, como também às relações existentes entre a alteridade da infância, a produção cultural das crianças em especial, seus desenhos, e a inteligibilidade das imagens, sejam elas gráficas, audiovisuais e visuais, a partir das falas das crianças. A análise das informações obtidas junto às 26 crianças protagonistas desta pesquisa indicam a existência de uma infância, no espaço da Creche, marcada por práticas disciplinares tradicionais do ensino fundamental. Ressalta-se ainda a necessidade de repensar a arquitetura e o paisagismo das Creches e Pré-escolas em função das necessidades das crianças pequenas, bem como a relação das crianças com a natureza circundante |