Abstract:
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Esta dissertação discute o processo de escolha do município de Juiz de Fora para implantação da montadora de automóveis Mercedes-Benz, na segunda metade da década de 90. Para isto, utiliza-se da idéia de modificação de paradigma produtivo proposto pelos autores neoschumpeterianos e toma-se o método avançado de produção enxuta, elaborado pela indústria japonesa, como o formato de produção perseguido. Faz-se uma análise da década de 90, onde verifica-se que, em função da abertura ao mercado externo, o setor automobilístico nacional é obrigado a passar por significativas transformações para se tornar mais competitivo e não vir a perder mercado para os concorrentes internacionais, cada vez mais presentes no mercado nacional. Posteriormente, analisa-se o modelo de vantagens competitivas. Por fim, demonstra-se a relação entre o Modelo de Vantagens Competitivas de Porter com o processo de escolha, além de apresentar alguns efeitos pós-instalação da montadora no município de Juiz de Fora, concluindo-se que os resultados obtidos apresentam-se aquém da perspectiva e do anúncio realizado, tanto pela empresa quanto pelo município, no que se refere à elevação do desenvolvimento regional |