Abstract:
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O presente projeto, trata de um estudo sobre diversidade etnocultural na educação, tendo como sujeitos, alunas do Curso de Pedagogia/ Séries Iniciais da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Buscamos identificar, como a diversidade etnocultural aparece nos Cursos de Formação de Professores em Florianópolis (SC). Diante da diversidade etnocultural brasileira, baseada nos três grupos raciais, o índio o negro e o branco, temos percebido que estes grupos recebem tratamentos diferentes no contexto escolar. Observa-se uma supervalorização da cultura européia, e pouca relevância no trato da cultura negra e indígena. A ênfase nos conteúdos baseados na cultura européia, ocorre em um ambiente em que o racismo e o preconceito, não são declarados. São percebidos através de comportamentos que neutralizam atitudes discriminadoras. Primamos então pela discussão da formação dos professores de Pedagogia por duas razões: uma por entendermos que o professor é mediador fundamental nas mudanças implementadas no processo educacional e outra por vermos no Ensino Fundamental a porta de entrada para o saber sistematizado dos integrantes das classes populares. Por conseguinte será neste espaço que as crianças oriundas destes setores sociais desfavorecidos vão ter a possibilidade de redefinir e recriar valores culturais de etnia e raça. No entanto, é necessário que ampliemos esta discussão para que negros e não negros reflitam e clamem por mudanças na realidade educacional a fim de que possam ver reafirmadas suas identidades étnicas e raciais na escola |