Abstract:
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O presente trabalho analisa o ensino de Administração, praticado em algumas universidades brasileiras, em função de deficiências observadas, propõe uma iniciativa em busca de soluções. Tais soluções fundamentam-se na junção de conceitos da Informática e da técnica pedagógica conhecida por Aprendizagem Baseada em Problemas. A proposta central está direcionada em reduzir as distâncias entre teoria e pratica, no ensino de Administração, utilizando-se da tecnologia educacional e de inovações didático-pedagógicas em uma disciplina do curso. O desenvolvimento da proposta teve, como piloto, a disciplina de Processamento de Dados Aplicado a Administração da Fundação Municipal Faculdade da Cidade de União da Vitória (PR) - FACE, e como professor envolvido no processo deu para perceber uma melhora na integração da tecnologia educacional como ferramenta de pesquisa, na aprendizagem e resolução de problemas, maior interação entre acadêmicos proporcionado pelos grupos de trabalho, interações presenciais ou virtuais entre acadêmico-tutor e grupo-tutor mais individualizado, aumento da pesquisa, valorização dos relatórios técnicos através da publicação e integração de problemas reais com o mundo acadêmico. O desenvolvimento de trabalhos futuros, passa por uma avaliação mais rigorosa sobre o potencial do que foi proposto. |