Abstract:
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Esta dissertação aborda a questão da administração do tempo no meio acadêmico, enfocando diretamente a identificação do conceito que os docentes da UNEB, inscritos no programa de Pós-Graduação, em Engenharia da Produção, turma UNEB-2, têm sobre "administração do tempo". Isto porque a grande maioria das pessoas nem mesmo sabem definir ou explicar o que vem a ser administração do tempo. Para sua execução foi utilizado como fio condutor de análise o cotidiano, o dia-a-dia das atividades acadêmicas, no que tange ao papel do corpo docente. A justificativa apresentada para execução deste estudo se ampara na observação e constatação do pesquisador de que é importante identificar o entendimento dos professores da UNEB sobre administração do tempo e quais os mecanismos adotados pela direção administrativo-pedagógica da UNEB para organizar e planejar o desempenho do corpo docente. Para esta identificação foi efetuada uma pesquisa, tendo como objeto professores que participam do programa de pós-graduação da União Educacional de Brasília - UNEB em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e agentes da administração didático-pedagógica da UNEB. Esta dissertação apresenta ainda um parecer analítico sobre o que foi observado, procurando atrelar concepções diferentes sobre a dinâmica da administração do tempo. Os resultados encontrados somente reforçam as impressões iniciais que levaram à elaboração desta dissertação. Tendo em vista os resultados encontrados podemos afirmar que o trabalho realizado foi muito oportuno, pois as conclusões e os dados coletados na pesquisa serão de importância para a administração da Instituição, objeto do estudo, uma vez que a mesma está em franco processo de mudança, sob o ponto de vista empresarial e acadêmico. |