Abstract:
|
Através de pesquisa realizada junto a proprietários de quatro postos de abastecimento de combustíveis, situados em área urbana da cidade de Ponta Grossa, o presente trabalho delimitou as bases das estratégias mercadológicas de cada posto. Conhecidas estas bases, desenvolveu-se pesquisa junto ao usuário, de forma a saber o por quê da sua presença e consumo dos produtos e serviços ofertados em cada um dos postos. A confrontação da posição estratégica de cada posto e a postura do cliente gerou informações para a avaliação da estratégia mercadológica de cada um e o grau de sintonia: empresa-cliente. Como conclusão foram apuradas situações de identificação total em alguns pontos, porém, parcial em muitos outros, demonstrando que o cliente não consegue identificar com clareza, a proposta estratégica de cada empresa. O trabalho propiciou também o levantamento e análise de dados complementares, entre outros, os relacionados ao perfil do usuário, seu grau de fidelidade ao posto e o grau de importância que o cliente atribui à qualidade do combustível e dos serviços existentes em um posto de abastecimento de combustíveis. |