Abstract:
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O presente estudo buscou desenvolver um projeto educativo, através do estudo do Paradigma da Pedagogia Inaciana, Paradigma da Complexidade, Projeto Pedagógico do Colégio Nossa Senhora Medianeira e a Educação Física. Dentro de uma ambigüidade do ser humano ser e ter um corpo e de uma ciência da e para a ação, a Educação Física foi estruturada dentro deste projeto, como uma Educação do e para o corpo. Neste sentido, a aula de educação física passaria a tratar do conhecimento sobre o e para o corpo, não necessariamente em movimento, com seus limites e possibilidades, nas diferentes implicações do corpo em suas relações consigo, com os outros e com o mundo. Na visão da complexidade, entendendo o homem como um ser bio-psico-social, a Educação Física passaria a ter o papel de formar um sujeito capaz de se auto-organizar e de estabelecer relações com o outro, transformando-se continuamente. Através dos pressupostos da Pedagogia Inaciana, a Educação Física, poderia proporcionar uma relação do ser humano, consigo, com os outros e com o mundo: contextualizando seu corpo em relação ao mundo e aos demais, vivenciando experiências corporais, refletindo sobre o seu corpo, colocando em ação e movimento o seu corpo e o ser humano avaliando este seu corpo em relação ao todo, as partes e a sí mesmo. Tendo como "pano de fundo" esta abordagem de educação do e para o corpo, a Educação Física poderá ter seu espaço dentro da escola, integrando-se ao processo educativo e pedagógico, na busca da excelência humana e acadêmica a Educação Física assumiria o papel de formar o aluno, em seu todo, proporcionando uma educação do e para o corpo. |