Abstract:
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As interfaces de sistemas multi-usuários, como os sistemas de aprendizado cooperativo, diferem das interfaces de sistemas mono-usuário em dois aspectos principais: funcionabilidade e informações adicionais. Estas informações estão relacionadas à participação dos outros membros, o que estão fazendo, como, aonde, como estão se sentindo. Ou seja, a interface deve dar suporte à percepção. A percepção emocional proporciona o conhecimento do estado emocional de si e dos outros. Esta percepção pode agir positiva ou negativamente na interação entre os membros. Este trabalho busca formas de tornar perceptível as emoções através de uma interface. Para isto faz uma revisão bibliográfica da teoria das emoções e sua influência no comportamento social, e da percepção como instrumento de melhoria na interação entre pares de sistemas de cooperação. Com a prototipação de uma interface foram validados os fundamentos teóricos que dão suporte à percepção emocional em ambientes de cooperação sob condições reais de utilização, bem como se validou o uso das marionetes digitais como representação das emoções. Os testes realizados mostram a tendência à melhoria de performance dos membros em trabalhos de cooperação utilizando a percepção emocional. |