Abstract:
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O Centro Politécnico de Jaraguá do Sul, instituição de ensino voltada à educação profissional de jovens e trabalhadores, é uma das 72 escolas comunitárias que conta com o apoio financeiro do Programa de Expansão da Educação Profissional (PROEP) coordenado pelo MEC. Esse Programa é o principal instrumento para viabilizar o redesenho institucional no âmbito da educação profissional pretendido pelo governo. Analisa-se, nesta dissertação, a coerência programática da reforma da educação profissional, iniciada em 1997, com a reforma do Estado ora em curso, em especial no que se refere à criação de um setor público não-estatal na institucionalidade da educação profissional brasileira. O estudo de caso, sobre o Centro Politécnico, resgata a história de constituição dessa instituição situando-a no contexto econômico e social do município de Jaraguá do Sul, nordeste catarinense. Busca-se identificar todos os agentes sociais envolvidos nesta iniciava, apontando os limites e as possibilidades do Centro Politécnico vir a tornar-se um centro público de profissionalização de jovens e trabalhadores. Para tanto, há um resgate teórico e histórico da relação público/privado, do conceito de sociedade civil e uma discussão sobre o caráter das transformações contemporâneas do capitalismo e sua repercussão no âmbito da educação profissional. |