Abstract:
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Com o crescente déficit na balança comercial do Brasil, o país necessita se empenhar para diversificar a pauta das suas exportações. Atualmente vem criando programas especiais para inserir as microempresas no comércio internacional e, consequentemente, aumentar o volume de transações realizadas com os demais países. Porém, para que as microempresas possam exercer atividades de comércio exterior é necessário tornar disponível as informações desde a internacionalização da empresa até os serviços de pós-venda. Pesquisados os sistemas informacionais disponíveis no mercado doméstico, juntamente com os trabalhos desenvolvidos no CACE - Centro de Assessoria em Comércio Exterior do Unicentro Newton Paiva para os microprodutores de cachaça, detectou-se a necessidade de se criar uma forma de agrupar ordenadamente as informações existentes, em linguagem acessível, promovendo o detalhamento da operação de exportação da bebida. Dentro deste contexto, está sendo criado um site para se obter um melhor gerenciamento das informações, como fonte de acesso a dados operacionais para formatar ações de exportação de seus produtos e atender às necessidades dos microempresários. |