Abstract:
|
Este trabalho apresenta a importância dos ambientes virtuais de ensino, voltados à educação conectada, focando os aspectos estruturais e tecnológicos que envolvem a construção destes. Definiu-se um modelo, com o objetivo de mostrar como os ambiente virtuais de ensino devem ser planejados e desenvolvidos, bem como as tecnologias que devem ser utilizadas na sua construção. Foi feita uma análise do ambiente da Universidade Virtual Brasileira - UVB, a fim de compará-lo ao modelo proposto. Analisou-se as ferramentas e recursos que devem compor os ambientes virtuais de aprendizagem; os fatores que fizeram da Internet um ambiente propício à prática educacional; as questões relacionadas ao comportamento do professor e do aluno, bem como as principais iniciativas nacionais e internacionais. No desenvolvimento abordou-se a questão da estruturação e das tecnologias adequadas. Ao final do estudo, concluiu-se que os ambientes virtuais de ensino devem ser construídos sobre uma arquitetura modular que permita a apresentação, o controle de acesso aos conteúdos e às áreas de aprendizagem por parte dos usuários. |