Abstract:
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O presente trabalho aborda alguns aspectos do ensino, especialmente o da Matemática, destacando o fato de que o indivíduo deve ser o autor de seu próprio conhecimento. Esse processo é gradativo e ocorre num clima de autoconfiança, auto-estima e autonomia, onde o aprendiz vai organizando-se de modo a construir um conceito matemático, num processo de interação com o mundo que o cerca.Também tem por objetivo destacar as mudanças que o profissional deve submeter-se para acompanhar as novas tendências, contribuindo para a melhoria da qualidade de seu trabalho. O trabalho destaca experiências positivas e negativas ocorridas em sala de aula, onde as dificuldades aparecem e as soluções para os problemas são encontradas de forma gradativa, na medida em que as estruturas mentais se desenvolvem e o conhecimento do indivíduo se torna mais próximo da realidade. Constata-se também a importância do trabalho com material concreto onde o nível de abstração é substancialmente reduzido. Essa constatação vem reforçar um processo que tem estado presente em nosso meio desde os tempos primitivos que é a chamada "Modelagem Matemática". Essa prática educativa utilizando modelos, faz com que o ensino da Matemática se torne mais prazeroso, aproximando conceitos teóricos da realidade vivenciada pelos indivíduos no dia a dia. |