A prática do ensino de biologia sob o enfoque da educação ambiental nos cursos de engenharia do CEFET-PR

DSpace Repository

A- A A+

A prática do ensino de biologia sob o enfoque da educação ambiental nos cursos de engenharia do CEFET-PR

Show full item record

Title: A prática do ensino de biologia sob o enfoque da educação ambiental nos cursos de engenharia do CEFET-PR
Author: Pacheco, Nair Lobo
Abstract: A disciplina de Ciências do Ambiente implementada no momento da criação dos cursos de Engenharia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Cefet-Pr vem ministrando conteúdos comuns em diferentes áreas (Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e Civil). É evidente que o conhecimento a ser adquirido por essa disciplina é distinto para cada uma das áreas. Essa disciplina objetiva conhecimentos de manipulação dos resíduos impactantes. Para isso, os alunos dos respectivos cursos devem receber conhecimentos específicos praticados em cada área sob o enfoque da Educação Ambiental no que se refere à conservação dos recursos naturais. Dessa forma, poderão prevenir os impactos ambientais e, conseqüentemente, manter a qualidade de vida. Para isso, foi realizada uma pesquisa entre os alunos do curso de engenharia. O objetivo era capturar as imagens mentais sobre o meio ambiente. Os resultados desse estudo apontam que é possível implementar um processo educativo. Este processo deverá privilegiar a integração e a prática de dinâmicas de sensibilização na abordagem da temática ambiental. Isso deverá ocorrer a partir das concepções que os alunos do curso de engenharia possuem sobre o meio ambiente.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81546
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
187561.pdf 2.083Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar