Abstract:
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Este trabalho tem por objetivo a elaboração de uma análise econômica comparativa de custos, entre a alternativa de Pavimento Rígido (pavimento de Concreto de Cimento Portland ), e de Pavimento Flexível (pavimento de Concreto de Cimento Asfáltico), com a finalidade analisar a viabilidade econômica, para a revitalização e preservação das condições da superfície de rolamento, de um pavimento rodoviário, por um período de 20 anos, enfocando o conceito de análise do ciclo de vida útil destes pavimentos. O estudo teve como fonte para coleta de dados experimentais, o Projeto Final de Engenharia, da rodovia BR-262, trecho Miranda-Morro do Azeite - MS. Foram analisados, para cada alternativa, os custos de construção e conservação, bem como a evolução dos custos operacionais, decorrentes da degradação das condições superficiais, que cada pavimento apresenta ao longo do período. Como conclusão desta pesquisa, a partir das análises econômicas efetuadas, os resultados indicaram que a alternativa de utilização do Pavimento Rígido, mostrou-se economicamente mais vantajosa, pela sua melhor relação entre custos e benefícios. |