Abstract:
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Ser ou não ser inteligente? É uma questão que muitos procuram reconhecer em si próprio ou nos outros. E em função de seu significado original, a expressão inteligente foi considerada pelo senso comum como antônimo de um indivíduo desprovido de inteligência, com pouca ou sem capacidade para aprender. O presente trabalho, procura, se a ambição de esgotar o assunto, apresentar os estudos em Inteligência Múltiplas que desfaz a idéia de uma única inteligência, e reconhece a pluralidade das faculdades mentais dos indivíduos. A gestaltpedagogia, complementa este trabalho alavancando a proposta de desenvolver a personalidade do aluno, levando em consideração a unidade indivíduo-meio, buscando na orientação da gestalt-terapia e psicologia da gestalt os fundamentos necessários que poderão levar o indivíduo a desenvolver-se continuamente em sua capacidade de criar resultados que desejam, sugerir novos padrões de raciocínio. Será com a função coerente das teorias e evitando que elas sejam vistas isoladamente, que se propõe aplicar esta postura no processo de ensino-aprendizagem, quebrando paradigmas em relação a designação de ser ou não um indivíduo inteligente. |