Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid

Show full item record

Title: Avaliação do curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES com base no modelo MCDA - Multicreteria Decision Aid
Author: Jucá, Raquel Weyne
Abstract: Situações envolvendo tomada de decisão, têm merecido destaque cada vez maior na vida das pessoas, empresas e organizações diversas. Como conseqüência da globalização, tornando a sobrevivência cada dia mais difícil devido a intensa competitividade, perder espaço e dinheiro por conta de decisões mal tomadas, não deve fazer parte do cotidiano das pessoas. Sendo assim, metodologias que apóiam e dão suporte aos processos de tomada de decisão, tornando-os cientificamente fundamentados e, assim sendo, mais prováveis de conduzirem a resultados mais satisfatórios, constituem-se em ferramentas de grande utilidade. Como o curso de Mestrado em Educação em Saúde - MES é pioneiro no Brasil, a coordenadora encontrou uma série de dificuldades no sentido de analisar e melhorar o perfil do curso. Decidiu-se, então, fazer uma avaliação com base no modelo Multicritério de Apoio à Decisão - MCDA, objetivando identificar ações para o seu aperfeiçoamento. Utilizando uma fundamentação teórica baseada na orientação construtivista, em que o caminho a ser seguido não é pré-determinado, nem prescrito e sim recomendado e dialeticamente construído de modo interativo, o modelo seguiu uma seqüência de fases, iniciando-se pela definição da problemática em direção à geração de ações para o aperfeiçoamento do curso. Com base na visão da decisora, o modelo foi capaz de oferecer à Administração da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, um quadro contextual de referência para orientar o processo de tomada de decisões a curto, médio e longo prazo. Além da aplicação desse procedimento em situação concreta, o estudo sugeriu caminhos para a legitimação do processo de geração de conhecimentos, obtidos através do modelo MCDA.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81448
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
185756.pdf 1.760Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar