Abstract:
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Neste início de novo século, tem sido unânime o reconhecimento do papel que C&T exercem no futuro de nações. Para alcançar novos patamares sociais e econômicos, as nações devem contar com planos coerentes e eficazes na formação de base científica. Durante a década de noventa, o Brasil teve dois planos nacionais de desenvolvimento científico e tecnológico ou planos pluri-anuais: o 1o PPA (1991-1995) e o 2o PPA (1996-1999). Nesta dissertação, estabelece-se uma análise desses planos segundo dois critérios de avaliação: (a) aplicação de metodologia de avaliação de planos estatais; (b) análise de egressos, no âmbito do CNPq, versus metas elaboradas nos planos para formação de recursos humanos em C&T. A análise permite evidenciar lacunas na elaboração dos planos, bem como insucesso na consecução da maior parte dos objetivos previstos quanto à formação de recursos humanos. Embora não se possa comprovar relação causa-efeito nesses estudos, o trabalho traz subsídios à elaboração de planos de governo em C&T, quanto à metodologia de elaboração |