Abstract:
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A presente pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de caso que teve como objetivo geral, investigar o cotidiano das práticas pedagógicas de Educação Física em uma escola específica, nas séries iniciais no ensino fundamental (1º a 4º série), suas brincadeiras e jogos e sua relação com o disciplinamento dos corpos dos alunos, contribuindo para a reflexão e ressignificação destas práticas pedagógicas no tocante às brincadeiras e jogos realizados usualmente nestas séries com vistas à construção de sujeitos emancipados, capazes de vivenciar livremente as manifestações corpóreas. A pesquisa constituiu-se em cinco partes, sendo que a primeira procura situar o problema, descrevendo um pouco da trajetória do pesquisador, a segunda traz algumas reflexões sobre o disciplinamento dos corpos, na terceira estão colocadas abordagens referentes aos jogos, às brincadeiras e os brinquedos, na quarta é apresentada a metodologia do trabalho e na última as discussões e análise dos dados coletados. Por se tratar de um estudo de caso este trabalho não permite conclusões de caráter generalizador, entretanto, permite-se ousar fazer algumas considerações de caráter mais amplo sobre a temática. A docente investigada parece não estar inteirada de toda a discussão desenvolvida a respeito do caráter pedagógico que a Educação Física vem assumindo. Seu discurso oscila entre uma visão oriunda da psicomotricidade e uma perspectiva esportivista que prepara os alunos para as técnicas desportivas. Evidenciou-se o caráter disciplinador dos corpos das crianças que predominava em suas aulas, assim como o entendimento dos jogos e das brincadeiras enquanto um momento de descarga de energia acumulada em sala de aula pelas crianças. Tratando-se mais especificamente dos jogos e das brincadeiras, sugere-se que se dedique a estes a importância no sentido de resgatar não só o prazer, a espontaneidade e a ludicidade dos alunos, mas também de integrar à escola a sua cultura e seu meio, ou seja, resgatar o papel de sujeitos ativos dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. |