Abstract:
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Neste texto apresentamos os resultados sobre a busca de novas metodologias para auxiliar na alfabetização infantil. A proposta respaldada-se em uma fundamentação científica tendo como base dois aspectos fundamentais: o pedagógico e as novas tecnologias. O modelo deverá ser inovador e que represente efetivamente um avanço, contribuindo para a solução de um dos problemas mais sérios do ensino no Brasil: o elevado índice de repetência e de evasão registrado nas séries iniciais de ensino. A nossa proposta está baseada na metodologia de alfabetização desenvolvida pelos professores do GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação), sob coordenação de Esther P. Grossi. Esta metodologia foi inspirada no Método Silábico de alfabetização desenvolvido por Emília Ferreiro. Os resultados obtidos pelo GEEMPA em Porto Alegre e a credibilidade internacional das criadoras desta metodologia garantem o respaldo pedagógico necessário. Para a implementação da proposta utilizaremos técnicas de Realidade Virtual para a construção de um ambiente suficientemente capaz de envolver o aluno, povoado por agentes que comandarão o processo, conduzindo o aluno para o mundo das letras de forma agradável e praticamente imperceptível. |