Abstract:
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Este trabalho busca desenvolver uma metodologia para avaliação e melhoria do processo da gestão da qualidade em empresas de qualquer natureza ou porte. O modelo compõe-se de três etapas: análise, diagnóstico e melhoria da gestão da qualidade. Na primeira etapa realiza-se uma análise global da qualidade implantada na empresa, considerando-se os seis primeiros critérios do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade): liderança; planejamento estratégico; foco no cliente e no mercado; informação e análise; gestão de pessoas; e gestão de processos. A segunda etapa inicia a partir do tratamento das informações coletadas e da transformação destas em pontuação, chegando-se ao diagnóstico da gestão da qualidade estabelecida na empresa. A terceira etapa preocupa-se em identificar as oportunidades de melhoria, no que diz respeito à gestão da qualidade, considerando-se aqueles itens que estão abaixo do ideal. Para concretizar-se a implantação da metodologia, construiu-se um software, utilizando o MS ACCESS 97, que permite a operacionalização das duas primeiras etapas da metodologia. Analisou-se a viabilização do programa e da metodologia, aplicando-se estes em duas pequenas empresas, quando a utilização dos mesmos revelou-se eficiente, simples e bastante útil, contribuindo para a manutenção e melhoria da gestão da qualidade nas empresas. |