Abstract:
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A presente Dissertação tem como objetivo principal iniciar um desafiante estudo dos problemas educativos a partir de algumas questões postas pela perspectiva lukacsiana, sobretudo na obra: Para uma Ontologia do ser Social, principalmente seus capítulos: O Trabalho e A Reprodução. Primeiramente, estudamos a categoria trabalho, entendendo-a como fundante do ser social, buscando compreender os nexos internos que a constituem. Observamos que no seu interior, ela tem uma legalidade que a fundamenta e, como a sua articulação mediadora entre os homens/mulheres/natureza favorece, em uma constante ampliação de todos os elementos imbricados, a satisfação de necessidades para a existência e a reprodução da vida. Em um segundo momento, procuramos entender o trabalho na sua relação com outros complexos que conformam a totalidade social. Neste sentido, estudamos as relações e as diferenças entre as esferas biológica e social, as relações entre indivíduo e genericidade, sujeitos singulares e sociedade, sociedade e totalidade social. Finalmente, abrimos algumas questões em relação ao complexo educativo, discutindo o papel desse complexo dentro da práxis social. As primeiras aproximações realizadas em este estudo teórico nos permitiram algumas conclusões provisórias: a importância de compreender o complexo educativo dentro de uma totalidade, sem que o campo perca as suas especificidades. A relevância de continuar em um estudo posterior aprofundando problemáticas educativas desde esta perspectiva, incorporando outros autores que complementem essa linha de pensamento teórico. A confrontação e o entendimento da empiria (especialmente no que se refere às problemáticas educativas) com este referencial teórico. |