Abstract:
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Construção de um modelo de avaliação de desempenho para a identificação de limitações e oportunidades de aperfeiçoamento do serviço de telecomunicações da Telesc - Tele Centro Sul, por meio de três fases: estruturação do problema, avaliação e recomendações. Destaca-se a utilização de uma abordagem construtivista para a operacionalização de indicadores não-financeiros, a extrapolação da análise de valor em gestão de produtos, o desenvolvimento de um modelo particular aplicado a uma situação específica e a apresentação de um processo estruturado para a validação do modelo compensatório em MCDA. Elaborou-se mapas cognitivos com os decisores para a identificação dos seus valores a respeito do contexto decisório e utilizou-se o software MACBETH para a geração das funções de valor (avaliação local) e das taxas de compensação (avaliação global) de cada critério. Concluiu-se que o modelo permite aumentar o nível de entendimento sobre o problema com conseqüente melhoria do processo de gestão da produção, estabelecer um conjunto de "trade-offs" entre os diversos critérios e construir uma escala de impacto para a avaliação global das operações empresariais. |