Abstract:
|
Este trabalho apresenta urn estudo sobre o processo de implantação da Qualidade, em uma Instituição Pública de Ensino, buscando descrever as ações que foram sendo executadas durante três Gestões. Buscou-se comparar as ações propostas nas três Gestões com as recomendações da revisão bibliográfica e sua real execução para a internalização de conceitos da qualidade no ambiente institucional. As informações e dados foram coletados a partir da análise documental e de entrevista não estruturada, que confirmaram hipóteses descritas na teoria e que o estudo de caso constatou na prática. A análise elaborada nas três Gestões possibilita verificar os fatores contribuintes e dificultantes seguindo os passos delineados nas propostas de implantação com as recomendações da revisão bibliográfica, e são apresentadas considerações que podem contribuir na efetiva implantação da Qualidade. Os resultados alcançados nas três Gestões demonstraram a importância da Implantação da Gestão da Qualidade para a Instituição estudada, tendo em vista as tendências das políticas governamentais de investimentos nas instituições federais de ensino e as transformações que estão ocorrendo no mundo globalizado. |