Abstract:
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A adequação de um aeroporto à condição de internacional tem como estudo de caso o Aeroporto Hercílio Luz de Florianópolis, que vem sendo trabalhado, para adquirir as características necessárias à sua internacionalização. Nesta pesquisa, é apresentado o fluxograma de internacionalização de um aeroporto e também a classificação dos demais aeroportos, conforme o manual do Ministério da Aeronáutica, de 29 de setembro de 1989. Contudo, o que vai motivar essas mudanças são os transportes de passageiros e cargas, que são considerados fundamentais, para a oferta de serviços de infra-estrutura aeroportuária, para a aviação em geral, vôos regionais, nacionais, internacionais. A ampla legislação do Departamento de Aviação Civil e do Ministério da Aeronáutica ajuda muito nesse campo e, por isso, está sendo recomendada a revisão da mesma. Sugere-se a ampliação e a construção de vias de acesso ao aeroporto, viária, ferroviária e hidroviária, sendo essa última a mais indicada. A condição socioeconômica da área está estimulando os políticos e os empresários a providenciar uma infra-estrutura aeroportuária adequada, como forma de aumentar a arrecadação financeira. Foi aconselhada a privatização da INFRAERO, pelo Ten. Brig. do Ar Adir; segundo ele, o gerenciamento pela iniciativa privada pode ser mais condizente com os serviços aeroportuários especializados, que exigem dedicação nas 24 horas do dia. Esta dissertação tenta mostrar que a adequação do aeroporto de Florianópolis à condição de internacional levará mais conforto aos usuários e prestadores de serviços, além de angariar fundos aos cofres municipal, estadual e federal, gerando aumento de empregos. Compara-se o Aeroporto Hercílio Luz ao Aeroporto de Los Angeles que proporciona 419 mil empregos diretos e US$ 43,5 bilhões, por ano, aos cofres norte-americanos. |