Educação infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos

Mostrar registro completo

Título: Educação infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos
Autor: Cisne, Margareth Feiten
Resumo: A presente pesquisa teve como intenção examinar as possibilidades pedagógicas do uso de softwares educacionais com crianças na faixa etária entre quatro e seis anos. Com base na criação de alguns critérios pedagógicos a partir de um levantamento bibliográfico sobre o assunto, e na escolha de seis softwares educativos disponíveis no mercado para esta faixa etária, investigou-se o uso destes pelas crianças. Para tal, foram convidadas seis crianças na faixa etária de cinco anos e meio a seis anos e meio, pertencentes ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI - da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de campo aconteceu no Laboratório de Novas Tecnologias/Informática - LANTEC - do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Contemplou-se neste trabalho a discussão dos softwares educativos como ferramenta pedagógica, no sentido de levantar alguns indicativos para que o professor de educação infantil possa escolher e explorar e este recurso tecnológico como mais uma possibilidade pedagógica a ser proposta para o trabalho educativo com crianças pequenas.
Descrição: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80539
Data: 1999


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
151318.pdf 349.5Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar