Educação infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos
Mostrar registro completo
Título:
|
Educação infantil e os softwares educacionais: abrindo caminhos para exploração de critérios pedagógicos |
Autor:
|
Cisne, Margareth Feiten
|
Resumo:
|
A presente pesquisa teve como intenção examinar as possibilidades pedagógicas do uso de softwares educacionais com crianças na faixa etária entre quatro e seis anos. Com base na criação de alguns critérios pedagógicos a partir de um levantamento bibliográfico sobre o assunto, e na escolha de seis softwares educativos disponíveis no mercado para esta faixa etária, investigou-se o uso destes pelas crianças. Para tal, foram convidadas seis crianças na faixa etária de cinco anos e meio a seis anos e meio, pertencentes ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil - NDI - da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa de campo aconteceu no Laboratório de Novas Tecnologias/Informática - LANTEC - do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Contemplou-se neste trabalho a discussão dos softwares educativos como ferramenta pedagógica, no sentido de levantar alguns indicativos para que o professor de educação infantil possa escolher e explorar e este recurso tecnológico como mais uma possibilidade pedagógica a ser proposta para o trabalho educativo com crianças pequenas. |
Descrição:
|
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80539
|
Data:
|
1999 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo