Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng

DSpace Repository

A- A A+

Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng

Show full item record

Title: Formação de professores indígenas bilíngues: a experiência Kaingáng
Author: Oliveira, Silvia Maria de
Abstract: Este trabalho tem como pano de fundo a luta do movimento indígena e de setores aliados da sociedade civil, por diversidade e cidadania, que resultou em importantes conquistas na Constituição Federal de 1988 e, mais recentemente, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). Nele descreve-se dois esforços educacionais pioneiros destinados à população Kaingáng: o primeiro na década de 70, que formou monitores indígenas bilíngües e o segundo, na década de 90, que habilitou professores indígenas bilíngües para atuarem no ensino de 1ª a 4ª séries nas escolas das comunidades Kaingáng do Sul do Brasil. Este estudo explicita ainda as diferentes concepções de bilingüismo em cada um dos processos de formação e o papel que o ensino da língua indígena pode assumir na construção de uma escola indígena específica e diferenciada, intercultural e bilíngüe.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80494
Date: 1999


Files in this item

Files Size Format View
209418.pdf 1.069Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar