Inserção da educação sanitária e ambiental no ensino fundamental

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Inserção da educação sanitária e ambiental no ensino fundamental

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Título: Inserção da educação sanitária e ambiental no ensino fundamental
Autor: Pereira, Querubina Ribas
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado tem como principal foco tanto a pesquisa sobre a inserção da educação Sanitária e Ambiental no ensino fundamental, como a aplicação de uma metodologia - o PEDS - baseada na teoria da autopoiésis de Maturana e Varela e desenvolvida inicialmente para organizações públicas. A metodologia utilizada para a aplicação dos conceitos específicos do PEDS - Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Sustentável - sofreu uma adequação de linguagem e uma adaptação em função da faixa etária dos participantes, alunos de quinta série, com uma média de idade de onze anos. O Modelo cognitivo desenvolvido pelo Professor Dr. Daniel José da Silva, que se utiliza de uma pedagogia construtivista para a apreensão de conceitos e estratégias, mostrou-se extremamente adequado para a construção de conhecimentos, em sala de aula, na faixa etária pesquisada.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80430
Data: 2001


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