Abstract:
|
Articular Arte e Pluralidade Cultural no Ensino Superior visando sua contribuição para a prática pedagógica dos/as acadêmicos/as de Artes da UNOESC Campus Chapecó-SC, foi o objetivo principal desse trabalho. Para isso, foram utilizadas como referência, as narrativas orais (lendas e histórias de vida) do Oeste Catarinense. Através de uma coletânea de narrativas realizada nas comunidades e municípios de onde emerge a comunidade acadêmica, foi possível se ter um conhecimento das etnias que compõem o povo da região, suas crenças e as histórias presentes em suas vidas, como também dos/as acadêmicos/as do curso. A partir desse conhecimento foi realizada uma análise sobre o momento da coleta das narrativas, qual a importância dessas histórias na vida das pessoas entrevistadas e como se poderia utilizar esse material e esse conhecimento nas aulas de Educação Artística. Baseado na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, de uma nova Educação, esse trabalho procurou valorizar a história de cada um fazendo uma reflexão sobre elas, utilizando a arte como um elo de ligação que contribui para a formação do cidadão partindo de sua base cultural. |