Abstract:
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Esta pesquisa apresenta a avaliação de desempenho humano como ferramenta gerencial capaz de fornecer elementos importantes para a gestão de pessoas, bem como resultados tanto profissionais quanto organizacionais. Também procura disponibilizar uma visão prospectiva do desempenho humano nas diversas áreas da organização. Proceder a avaliação de desempenho humano é um desafio para todos os componentes de uma organização, face a diversidade de aspectos que deve ser considerada na escolha de um método de avaliação. A literatura da área sugere o desenvolvimento de um modelo de avaliação de desempenho humano voltado para as ações desenvolvidas na organização. Um modelo próprio que se enquadre às características culturais e organizacionais da empresa . Esta pesquisa apresenta estratégias para se implantar um modelo de avaliação de desempenho através de uma abordagem voltada para resultados. O modelo proposto tem como essência a avaliação do desempenho humano dos fatores críticos de sucesso: satisfação, produtividade e comprometimento para o alcance dos objetivos da organização, na percepção daqueles que melhor a conhecem e têm internalizados os seus objetivos. O modelo é uma adaptação de uma proposta encontrada na literatura, que utiliza a teoria do Balanced Scorecard para a mensuração do desempenho humano em uma organização. Este trabalho exibe uma ilustração em uma instituição bancária brasileira, mostrando sua viabilidade e importância na gestão das pessoas e nos resultados da organização. |