Ambiente de trabalho das salas de aula no ensino básico de Curitiba

DSpace Repository

A- A A+

Ambiente de trabalho das salas de aula no ensino básico de Curitiba

Show full item record

Title: Ambiente de trabalho das salas de aula no ensino básico de Curitiba
Author: Leucz, Júlia
Abstract: O objetivo desta dissertação foi verificar se as escolas do Ensino Básico de Curitiba, dispõem de ambiente físico de trabalho adequado para o desenvolvimento do ensino, se as salas de aula seguem recomendações mínimas exigidas na construção, se os professores têm conhecimento sobre estes fatores físico-ambientais que primam melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Para a execução do trabalho, fez-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na revisão bibliográfica procurou-se referenciar os autores que tratam do tema escolhido.A pesquisa de campo teve, por objetivo específico, coletar dados sobre o conhecimento e as preocupações dos professores em relação ao ambiente em que trabalham, especificamente, a sala de aula. Para tal fim, elaborou-se um questionário com perguntas fechadas e algumas abertas, que foi aplicado para professores nas escola de Curitiba no ensino público e particular.Juntamente com esta pesquisa, fez-se uma pesquisa observacional sobre os fatores físico- ambientais e construção das salas de aula. Nas mesmas escolas, fez-se a medição do ruído em sala de aula. Os dados coletados, foram analisados cientificamente com auxílio de "software" e interpretados à luz do referencial teórico e normas em anexo. Os resultados obtidos, permitiram elaborar uma proposta para futuras pesquisas.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80264
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
186236.pdf 10.24Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar