Abstract:
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O objetivo desta dissertação foi verificar se as escolas do Ensino Básico de Curitiba, dispõem de ambiente físico de trabalho adequado para o desenvolvimento do ensino, se as salas de aula seguem recomendações mínimas exigidas na construção, se os professores têm conhecimento sobre estes fatores físico-ambientais que primam melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Para a execução do trabalho, fez-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo. Na revisão bibliográfica procurou-se referenciar os autores que tratam do tema escolhido.A pesquisa de campo teve, por objetivo específico, coletar dados sobre o conhecimento e as preocupações dos professores em relação ao ambiente em que trabalham, especificamente, a sala de aula. Para tal fim, elaborou-se um questionário com perguntas fechadas e algumas abertas, que foi aplicado para professores nas escola de Curitiba no ensino público e particular.Juntamente com esta pesquisa, fez-se uma pesquisa observacional sobre os fatores físico- ambientais e construção das salas de aula. Nas mesmas escolas, fez-se a medição do ruído em sala de aula. Os dados coletados, foram analisados cientificamente com auxílio de "software" e interpretados à luz do referencial teórico e normas em anexo. Os resultados obtidos, permitiram elaborar uma proposta para futuras pesquisas. |