Abstract:
|
Educar para a cidadania ambiental significa formar indivíduos capazes de atuar cooperativamente no processo de preservação e melhoria da qualidade ambiental. O objetivo geral deste trabalho é investigar o impacto da inserção transversal da educação sanitária e ambiental na construção da cidadania ambiental priorizando o tema "meio ambiente" em um estudo comparativo entre duas instituições de ensino público. Especificamente objetivou-se estudar os pressupostos teóricos da abordagem cognitiva, desenvolvendo instrumentos de avaliação que nortearam a pesquisa dando sustentação metodológica ao trabalho. A aplicação de questionários e entrevistas oportunizou a cada participante identificar os principais problemas ambientais de sua comunidade, expressando sua opinião dentro do conceito em questão, partindo de sua realidade cognitiva, social e aprender com o seu próprio operar durante o envolvimento no processo. A análise dos resultados permitiu avaliar a inserção da cidadania ambiental através da educação formal e as preocupações com as questões ambientais, que se traduzirão numa melhoria da própria qualidade de vida. |