Educação física como condição para a qualidade de vida de portadores de necessidades especiais

DSpace Repository

A- A A+

Educação física como condição para a qualidade de vida de portadores de necessidades especiais

Show full item record

Title: Educação física como condição para a qualidade de vida de portadores de necessidades especiais
Author: Soares, Hélia Eunice
Abstract: Esta pesquisa aborda a disciplina de Educação Física como mediadora do processo de inclusão do aluno portador de necessidades especiais na busca da qualidade de vida. A questão da inclusão, tem sido discutida nos meios educacionais, mas sua prática tem se apresentado problemática uma vez que nem as escolas nem os professores estão preparados para esse processo. Propõe-se a disciplina de Educação Física como mediadora desse processo, porque em seus conteúdos, são previstas atividades que facilitam a socialização dos alunos e que esclarecem atitudes que levam à qualidade de vida. Qualidade de vida pode ser vista como um conjunto de aspectos que ajudam a melhorar a vida do cidadão. Para esclarecer essas afirmações, buscou-se referência em autores já consagrados nos temas aqui explicitados, como Romeu Kazumi Sassaki, Oto Marques da Silva, Apolônio Abadio do Carmo, Victor da Fonseca e tantos outros. Uma pesquisa de campo junto a alunos do 4o ano de Educação Física das Universidades Tuiuti, Federal e Católica embasaram as conclusões desta pesquisa que apontam para a necessidade de mudança nos currículos desse curso, com disciplinas voltadas para essa clientela específica e estágios que proporcionem maior vivência.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80199
Date: 2001


Files in this item

Files Size Format View
185202.pdf 570.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar