Abstract:
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O estudo de caso da Escola Professora Maria Mazarello pautou-se pelo objetivo de averiguar sobre o uso de recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem. Esse intento fundamenta-se em função do projeto pedagógico adotado desde 1994 pela Prefeitura de Belo Horizonte para toda a rede municipal da Escola Plural. A sustentação pedagógica desta proposta está respaldada na formação do aluno enquanto um ser crítico e reflexivo e que é prioritariamente sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem. Portanto, não se trata mais de transmitir conhecimento, mas sim de construir esse conhecimento e principalmente que essa construção tenha por eixo norteador a ação do aluno. Nessa perspectiva, a utilização dos recursos tecnológicos deve ser inserida no processo de ensino-aprendizagem com a perspectiva de aplicação da tecnologia educacional e da teoria da aprendizagem interacionista, pois as postulações de ambas são coerentes e sinérgicas com a Escola Plural. A pesquisa de campo foi realizada com a aplicação de questionários aos professores e alunos do ensino fundamental, atualmente denominados segundo e terceiro ciclos, a partir do qual indagou-se a respeito da efetiva utilização dos recursos tecnológicos. Constatou-se que a Escola Municipal Professora Maria Mazarello conta com um corpo docente com um nível de formação e informação muito bom, possui os recursos tecnológicos que lhe potencializam uma ação educativa mais pertinente, mas por diversos fatores internos e externos não otimiza a utilização desses recursos. Sugere-se que a fundamentação da proposta pedagógica da Escola seja reorientada e entre em sintonia com a tecnologia educacional |